Ramiro, Rex Terrae Portugalensis

Autores
R. M. Ribeiro (Texto); Luís Belo (Ilustração)
Dimensões
200x225mm
N.º de páginas
32
Miolo
Munken Print White 150 g/m2
Conteúdo
Texto e ilustração
Apoio
Município de Viseu
Financiamento
Viseu Cultura
Capa
Couché brilhante 135 g/m2 e cartão 2,5 mm
N.º de Exemplares
1.º Edição, 1000 exemplares.
Ano
2018
ISBN
978-989-99240-3-1
Co-edição
Medíocre e Memória Comum
Impressão
Printer Portuguesa
Na Loja

Sobre a Publicação

Ramiro queria ser rei. E foi. As palavras de R. M. Ribeiro combinam na perfeição com as coloridas ilustrações de Luís Belo que dá vida a esta e outras personagens.
Inspirado antes de mais no brasão da cidade de Viseu e na figura histórica de Ramiro II, de Leão, esta estória não pretende ser factual. Pretende, isso sim e antes de qualquer outra coisa, transmitir aos que começam o seu percurso de leitores, uma hipotética versão do que teria sido o crescimento de um menino - longe de "casa" - com seus sonhos e brincadeiras. O sonho que marca a narrativa é o sonho que demonstra que tudo - ou quase - será possível, desde que se tente!
O horizonte viseense é, esse sim, transposto da informação histórica e das investigações que têm sido trazidas a público, reforçando a noção de que, antes de "Portugal ser Portugal", houve um Rei "terrae portugalensis", criado em torno a Lafões e que em Viseu terá tido sua cidade principal.

Luís Belo

1987. Viseu. Desde que em 2014 publicou "De Onde vêm as Bruxas", escrito por Joana Lopes, que tem vindo a trabalhar em diferentes obras com diferentes autores. "Ramiro" é o seu quinto livro ilustrado.

R. M. Ribeiro

Viseense por afinidade, tem em "Ramiro(...)" a sua terceira obra publicada. Para teatro, assumiu o argumento original de três peças e - em co-autoria com José Rui Martins - a tradução e adaptação de "Man of La Mancha" para português.